Assim como nós humanos os animais são acometidos por complicações que podem gerar a necessidade de uma transfusão de sangue, seja por doença ou um acidente. Os cães e gatos domésticos só podem contar com outros animais da mesma espécie e isso faz com que seja necessária a boa ação de outros cães, gatos e dos seus tutores.
De acordo com o médico veterinário, Dr. Julio Zambrini que é diretor do centro veterinário CEVET Anália Franco, que conta com um banco de sangue para cães e gatos, existe uma dificuldade na aceitação dos tutores em levar os animais para fazer a doação. Muitos tutores de animais acabam ficando sensibilizados com a possibilidade de o animal sentir alguma dor ou ser submetido a uma leve sedação.
Casos que precisam de transfusão de sangue animal
As ocorrências que mais necessitam de um banco de sangue animal são os casos de câncer, cirurgias em animais anêmicos, procedimentos pré-cirúrgico e acidentes como atropelamentos. Segundo o Dr. Julio Zambrini, a doença do carrapato é um dos casos com maior recorrência na necessidade de transfusão de sangue em cães no banco de sangue do CEVET Anália Franco.
Requisitos para cães e gatos doarem sangue:
Cães
– Idade entre 1 e 8 anos
– Peso mínimo de 27 kg
– Temperamento dócil
– Vacinação e vermifugação atualizadas
– Controle de pulgas e carrapatos
– Não apresentar doença ou transfusão prévia
Gatos
– Temperamento dócil
– Peso mínimo de 4 kg
– Idade entre 1 e 7 anos
– Vacinação e vermifugação atualizadas
– Controle de pulgas e carrapatos
– Não apresentar doença ou transfusão prévia
Check-up de saúde para gatos e cães que doam sangue
Cães e gatos que doam sangue recebem exames que servem como um check-up geral. O procedimento de triagem que é feito para atestar a qualidade das bolsas de sangue para cães e gatos inclui uma bateria de exames que servem também para atestar se o animal doador está com a saúde em dia.