Você sabia que os cães também sofrem de resfriados e outras doenças respiratórios comuns em humanos no inverno?
Estar atento a saúde dos animais é fundamental para o bem-estar dos pets. Com a chegada do clima frio aumenta também a propensão a alguns tipos de doenças respiratórias e por isso é importante se atentar caso seu cão apresente sintomas como a dificuldade de respirar.
Os principais agentes que podem ser causadores de doenças respiratórias são os vírus, fungos, bactérias ou protozoários que podem acometer os cães com alergias e resfriados nos casos mais leves, e em sintomas mais agravados asma e pneumonia. A observação caso ocorra alterações repentinas na respiração do seu pet é a melhor ferramenta para identificar a necessidade de uma visita a um veterinário.
Principais sinais de alteração
A dificuldade de puxar ar para os pulmões é sem dúvida o principal sintoma, o esforço pode deixar o pet ofegante, mesmo sem ter feito nenhum esforço físico. Sintomas como espirros, corrimento nasal, respiração curta, chiado ao respirar, febre, rouquidão no latido são sinais que de que é hora de buscar ajuda médica veterinária.
Para identificar as causas e tratar adequadamente consulte um médico veterinário aos primeiros sinais dos sintomas, evitando o agravamento e preservando a qualidade de vida do seu pet.